PARÓQUIA EPISCOPAL ANGLICANA SÃO PAULO APÓSTOLO - em Santa Teresa - Cidade do Rio de Janeiro, RJ
Pesquisar este blog
30 dezembro 2011
E a vida continua…
23 dezembro 2011
A Natividade do Senhor
14 dezembro 2011
Reinado de Luz
09 dezembro 2011
São Nicolau e Papai Noel
05 dezembro 2011
Confie…
(figurinhas circulando pela Internet; não conhecemos a autoria)
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus..
Cada momento, agradeça a Deus.
===/===
30 novembro 2011
O Advento
O Advento, tempo de quatro semanas que antecede o Natal, marca o início do ano litúrgico cristão. É um tempo marcado pela esperança!Na liturgia anunciamos a vinda de Deus ao nosso contexto histórico, através de Jesus, o Cristo; mas também afirmamos com esperança a vinda de um novo tempo, de um novo reinado, o reinado de Deus, onde não há choro, nem rancor, nem dor; onde impera a justiça e prevalece a paz. O Tempo do Advento começou, este ano, no domingo passado, dia 27 de novembro.
Há dois aspectos a serem considerados no Advento. É tempo de reflexão, de avaliação, de revisão e de renovação da vida, de novos propósitos, de planos e visões de futuro. Nesse sentido, é tempo de esperança, de desenhar novos rumos para a vida. Uma oportunidade para recomeçar!
Também é tempo para preparar o coração e acolher o Cristo, Deus Conosco, cujo nascimento celebraremos no Natal. Os textos lidos nas liturgias dos quatro domingos de Advento nos alertam para a denúncia da injustiça que promove o ódio, e nos convidam a uma atitude crítica e proativa em favor dos valores éticos inspirados no Evangelho de Cristo.
Os cristãos creem que, em Jesus o Cristo, Deus se torna pessoa humana, nasce de uma mulher (por isso Maria é chamada Mãe de Deus, Teotókos), chega ao mundo na fragilidade de um bebê, cresce, e caminha pelas ruas e vielas, pelas estradas e caminhos; sente medo e tristeza, vive momentos de angústia e de tentação; também conhece a alegria e se diverte muito. Trata as pessoas com afeto e misericórdia, mas também com severidade àqueles que usam o poder em favor de si mesmos e reage energicamente contra os “donos-da-verdade”. Nesse sentido, ao contrário do que muitos pregam, o cristianismo não é uma “religião espiritual”, mas uma religião profundamente engajada e – de certa forma – materialista, pois afirma que Deus, em Cristo, se tornou matéria (Carne – Sarkis) e habitou entre nós. É a Transcendência de Deus que mergulha na Imanência Humana.
O Deus cristão é um Deus que se torna Presença na História humana, caminhando conosco. Não é um deus espiritual, distante do mundo e das pessoas. A espiritualidade cristã se inspira forçosamente na Encarnação de Deus em Jesus, o Cristo; toda espiritualidade que aliena as pessoas do seu cotidiano, da realidade da vida, e se projeta em um nunca-lugar fora do tempo e do espaço, é anticristã, embora, nos dois mil anos de cristianismo, as instituições religiosas – em todas as épocas – privilegiaram também espiritualidades alienantes… desviando-se do Evangelho. Por isso, de tempos em tempos, a Igreja Cristã passa por reformas e releituras de suas tradições, buscando manter vivo o seu principal e grande paradigma, que é a Encarnação de Deus.
Assim, o tempo do Advento, que nos prepara para o Natal, oferece-nos a possibilidade de reafirmar em nossas vidas o mistério do Cristo – Deus Conosco, Emanuel – e nos permite avaliar nossas práticas cotidianas.
O anúncio: “Vem, Senhor!”, é um clamor pela justiça, pela paz e pela solidariedade. É também o anúncio da esperança de um novo tempo, de uma Vida Nova na plenitude de Deus.
Que em teu coração e em tua mente, as Luzes do Advento permitam vislumbrar o grande Mistério da Encarnação e inspirem novos horizontes para a tua vida!
Assim, o teu Natal não se limitará às correrias de final de ano e aos emocionais gestos de solidariedade inspirados pela mídia do mercado, uma festa de aniversário onde ninguém se lembrou de convidar o aniversariante… Preparando-se para acolher o frágil Menino-Deus, teu Natal será uma festa alegre, celebrando mais uma vez a Presença de Deus em tua vida!
Rev. Luiz Caetano, ost+
Convidamos você a participar das liturgias dominicais de Advento em nossa Paróquia. Veja a programação na postagem logo abaixo.
===/===
13 novembro 2011
Jesus Cristo, Rei do Universo
22 outubro 2011
Tiago de Jerusalém, o Justo, Irmão do Senhor!
10 outubro 2011
A Paróquia São Paulo Apóstolo, a Igreja Anglicana e a Rainha da Inglaterra.
19 setembro 2011
Ecumenismo e Missão
02 setembro 2011
Por que chora o Bonde?
MOBILIZAÇÃO: Próximas ações
Sábado, 03 de setembro :
16h00 - Marcha saíndo do Curvelo até o local do acidente.
19h00 - Missa de Sétimo Dia do Nelson, na Matriz de Santa Teresa (Rua Aurea), marcada por sua família.
Domingo, 04 de setembro:
11h00 - Missa pelas vítimas do acidente - Paróquia Anglicana S. Paulo Apóstolo.
Terça-feira, 06 de setembro:
15h30 - Concentração em frente ao Ministério Público. A Diretoria da AMAST terá audiência com o Procurador Geral às 17h00
Quinta-feira, 15 de setembro:
10h00 - Audiência Pública sobre os Bondes na Assembléia Legislativa (ALERJ) - vamos lotar a galeria!
29 agosto 2011
Dor e indignação em Santa Teresa
“O bondinho que descarrilou e tombou em Santa Teresa neste sábado, matando cinco pessoas e ferindo 57, tinha um pedaço de arame no lugar de parafuso debaixo da sapata do freio. Era, aparentemente, uma improvisação da equipe de manutenção da Central, empresa que administra o sistema de transporte sobre trilhos no bairro.”
23 agosto 2011
Celebrando os 94 anos da Comunidade
A comunidade paroquial comemorou seus 94 anos com quatro celebrações em ação de graças, de 31 de julho a 21 de setembro. Pregadores convidados participaram das celebrações e deixaram mensagens encorajadoras para que a comunidade olhe em novas direções e reforce sua vocação de serviço no contexto onde estamos localizados. Nas celebrações foram lembrados os ancestrais da comunidade, clérigos e lideranças leigas do passado, nos momentos de oração e memória ancestral.
Assim no dia 31 de julho, tivemos a visita do Rev. Eduardo Coelho Grillo, Reitor da Paróquia Episcopal São Lucas (Botafogo), que deixou uma mensagem de esperança e confiança, ressaltando a vocação dos discípulos de Jesus em preocupar-se com as outras pessoas, no sentido de estarem a serviço das necessidades dos outros, inspirado no texto de São Mateus sobre a multiplicação dos pães (Mt 14.13-21), conforme o lecionário para aquele domingo.
No dia 7 de agosto, recebemos a mensagem do Rev. Cleber Diniz Torres, Pastor Titular da Igreja Presbiteriana Independente da Penha Circular, que fazendo uma retrospectiva histórica da nossa comunidade, ressaltou sua presença em Santa Teresa como comunidade aberta e de serviço desde seus primórdios. O Rev. Cleber, que em tempos de seminário colaborou com o Rev. Luiz Caetano no CLAI (Conselho latino-Americano de Igrejas) mostrou sua emoção por estar ao lado de seu velho amigo celebrando a Eucaristia.
No dia 14 recebemos a Visita Episcopal de Dom Filadelfo, que em sua mensagem abordou os aspectos da diversidade anglicana e de nossa abertura ao diálogo e cooperação ecumênica. O Bispo Diocesano enalteceu a proposta pastoral de acolhimento e diversidade da São Paulo Apóstolo, afirmando que a comunidade, com tal espírito de abertura ao seu contexto local, busca caminhos novos de pastoral para os tempos da pós-modernidade no meio urbano. Também no dia 14 recebemos a visita de três diretoras da União de Senhoras Evangélicas de Ação Social (veja Notícias), uma entidade da qual a nossa Paróquia é parceira (veja Diaconia).
Finalmente, no dia 21 de agosto, a mensagem foi ministrada pelo Rev. Antônio Carlos Ribeiro, Pastor da Comunidade Martin Luther (Centro do Rio), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O Pastor Antônio Carlos falou dos talentos recebidos pela Igreja incentivando a comunidade a manter-se aberta aos novos desafios e investir os talentos concedidos por Deus no testemunho, sendo uma igreja aberta, inclusiva e presente nos novos desafios da missão. O Pastor Antônio Carlos, no início de agosto, assessorou a abertura do Curso de Teologia do CAET (Centro Anglicano de Estudos Teológicos, da nossa Diocese), evento que também foi hospedado pela Paróquia no contexto de seu aniversário.
Infelizmente não pudemos contar com a presença dos Corais que havíamos anunciado. Por problemas de espaço físico, decidimos adiar a apresentação do Coral da PUC, uma vez que o tamanho do Coral criaria dificuldades para seu posicionamento no Templo sendo celebrada a Santa Eucaristia. O Coral da PUC fará uma apresentação especial em nossa Paróquia, em data ainda a ser definida, fora do contexto litúrgico, em uma atividade especial ainda em organização e que contará com a presença de outros corais. Todavia, o Coral da Igreja Presbiteriana de Copacabana informou-se uma hora antes do ofício, que o Conselho daquela Igreja não autorizou sua apresentação; isso trouxe constrangimento à nossa congregação e lamentamos a indelicadeza de não nos darem essa informação com a devida antecedência.
Nosso Ministro Coadjutor, Rev. Daniel Cabral Jr, foi o responsável pela organização do nosso mês de aniversário. A ele nosso agradecimento e cumprimento. Também queremos registrar nosso agradecimento aos ministros de Deus que acolheram nosso convite para dirigir a Homilia nas celebrações: Rev. Eduardo, Rev. Cleber e Rev. Antônio Carlos.
A partir do próximo ano pretende-se que a Paróquia organize a contagem regressiva para seu centenário, em 2017. A meta mais arrojada para o Centenário, será a restauração completa do templo. Esperamos iniciar em breve uma campanha nesse sentido, bem como dar andamento às providências para o tombamento do edifício.
Rev. Luiz Caetano, ost+
===/===
08 agosto 2011
Renova, Senhor, a tua Igreja …
Rev. Daniel, ost (diac)
PS.: data do Concílio: 26 a 28 de agosto; retiro do clero: 25 e 26 de agosto
No Domingo Conciliar, 28 de agosto, o Culto Paroquial será dirigido pelo Fr. Fabiano - Oração Matutina.
26 julho 2011
A HISTÓRIA DA ÁGUIA
Este texto está circulando pelo Internet. Talvez você já o tenha visto. Não sei se é verdade científica, se não, mas isso não é importante. Importante é a mensagem que o texto traz. Particularmente recebemos isso de uma amiga do Recife, a Simone.
“A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos. Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.
Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso vôo de renovação e para viver então mais trinta anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.”
A mensagem, embora pareça, não é uma condenação à Tradição; desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos… peso do passado, não se referem à Tradição. Mas muitas vezes a Tradição é imposta como peso, como fardo, ao invés de ser apresentada como riqueza e memória saudável de uma comunidade.
“Arrancar as unhas, o bico, as velhas penas”, não é ficar sem bico, sem unhas, sem penas, mas o mesmo bico se renova, as mesmas unhas e penas surgem como novas. A águia não deixa de ser quem é, mas se renova em si mesma, na sua mesma identidade – agora renovada e fortalecida.
Assim é a Igreja, ou deveria ser: renovar-se em si mesma, sem destruir sua memória, sua identidade; mas reafirmando-se diante do mundo onde está inserida como testemunha do Amor e Reinado de Cristo, anunciando profeticamente o Reino de Deus e sua Justiça. Atualizando a Tradição para falar ao tempo presente.
Rev. Luiz Caetano, ost +
Rev. Daniel, ost diac.
===/===
30 junho 2011
Trindade, Deus Comunidade.
02 junho 2011
Jesus foi para ficar conosco!
19 maio 2011
A Resposta vem chegando com o Vento
“… veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam…. “ (Atos dos Apóstolos cap. 2)