Os artigos deste blogue expressam o pensamento de seus autores, e não refletem necessariamente o pensamento unânime absoluto da comunidade paroquial. Tal unanimidade seria resultado de um dogmatismo restrito e isso contraria o ethos episcopal anglicano. O objetivo deste blogue é fornecer subsídios para a reflexão e não doutrinação. Se você deseja enviar um artigo para publicação, entre em contato conosco e envie seu texto, para análise e decisão sobre a publicação. Artigos recebidos não serão necessariamente publicados.

Pesquisar este blog

30 dezembro 2011

E a vida continua…

Maria e José levam Jesus ao templo para ação de graças, cumprindo o preceito.Dia 19 de dezembro completou um ano que assumi a Paróquia. Foi um tempo de tentativas, acertos e erros, uma experiência bastante rica e sou grato a Deus pelo retorno ao pastorado depois de passar quase 15 anos servindo ao Senhor e à Igreja de Cristo no movimento ecumênico e no ensino teológico.
Sinto-me feliz em ser o Pároco da São Paulo Apóstolo, a terceira Igreja Episcopal do Rio de Janeiro.  Por aqui passaram alguns pregadores ilustres e grandes pastores; eu me sinto honrado pelos ancestrais de meu pastorado aqui, e tento ser digno de seguir as trilhas abertas por eles. Este ano em Santa Teresa foi muito rico em experiências de convívio, partilha e solidariedade em Cristo.
O serviço oferecido pela São Paulo Apóstolo é serviço religioso de solidariedade e acolhimento em nome de Cristo. Somos uma comunidade aberta e inclusiva que reconhece a diversidade humana como dom de Deus, Pai e Mãe da Humanidade. Nesse sentido, seguimos o caminho aberto pela nossa antecessora, a Rev. Inamar, que, de fato, colocou esta Igreja “na rua”, como presença ativa, solidária e engajada com a população de Santa Teresa.
A São Paulo Apóstolo não é uma paróquia típica. Na verdade, ela tem sido, no decorrer dos anos, um serviço de capelania, um espaço de acolhimento e um dos sinais da presença de Deus em Santa Teresa, um bairro também atípico. Enquanto Equipe Pastoral, o Rev. Daniel, o Frei Fabiano e eu temos dado continuidade a isso, porque sentimos ser essa a vocação desta pequena comunidade episcopaliana, neste tempo de vida líquida e multiplicidade conceitual. Desenvolver alternativas de Pastoral Urbana e de testemunho solidário, no contexto típico de Santa Teresa, é o desafio que nos anima. Uma pastoral dirigida não só aos moradores do bairro, mas também aos nossos paroquianos que não residem aqui por perto e à grande quantidade de turistas e visitantes que passam por aqui quase todos os dias.
As características peculiares da nossa comunidade nos animam a desenvolver pesquisas em alternativas de liturgia e esperamos aos poucos utilizar a vocação artística do bairro para somar à nossa liturgia e espiritualidade. Aprendemos muito no ano que termina, e temos planos para prosseguir nossa vocação enquanto comunidade de fé e testemunho cristão.
Durante a Primavera, hospedamos três casais de pássaros no adro (jardim) do templo paroquial.  Um casal de rolinhas construiu seu ninho entre os arbustos laterais. Um casal de sabiás logo acima deles, também construiu um ninho. E, no poste à esquina do templo, um casal de andorinhas brancas chegou e ocupou um antigo ninho lá existente (provavelmente utilizado pelo mesmo casal em anos anteriores).  Diariamente eu e o Marcos, nosso Sacristão, observávamos os casais; viviam em paz entre eles e partilhavam a comida que espalhávamos pelo jardim. Vimos quando apareceram os ovos; acompanhamos o tempo de maturação; e nos alegramos quando eclodiram, quase ao mesmo tempo: duas rolinhas, dois sabiás e três andorinhas brancas! Nos temporais que chegaram ao final da primavera, ficávamos preocupados com eles e nos alegrávamos ao ver que haviam sobrevivido bravamente. Foi muito bonito ver o cuidado do Marcos quando, ao podar os arbustos, evitava assustar os pássaros.
Os filhotinhos cresceram e há alguns dias alçaram vôo. O casal de andorinhas permanece unido no ninho agora vazio e vemos seus filhotes sempre voando por perto.  Os sabiás e as rolinhas também estão por perto, mas não vivem mais no jardim. Ao final do verão, com certeza, as andorinhas partirão para o norte onde reviverão o milagre da vida com novos filhotes; nós ficaremos esperando seu retorno na próxima primavera. As andorinhas sempre voltam ao ninho antigo e formam casais estáveis pela vida toda!
A vida continua! segue seus ritmos e seus rumos. O Menino que acolhemos no Natal segue conosco no dia a dia, animando e encorajando todos nós a prosseguirmos rumo aos horizontes que vislumbramos em esperança.
Convidamos você a seguir e caminhar conosco! Queremos acolher você e partilhar com você nossa oração e a vivência solidária no amor de Deus em Cristo, Jesus.
Feliz Ano Novo!
Rev. Luiz Caetano, ost
===/===

Um comentário:

Sóror Joan Claire disse...

Parabéns pelo teu primeiro ano de ministério nessa Paróquia. Que Deus prossiga abençoando tua vocação! Beijinhos.

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário.
Seja breve e objetivo.