Os artigos deste blogue expressam o pensamento de seus autores, e não refletem necessariamente o pensamento unânime absoluto da comunidade paroquial. Tal unanimidade seria resultado de um dogmatismo restrito e isso contraria o ethos episcopal anglicano. O objetivo deste blogue é fornecer subsídios para a reflexão e não doutrinação. Se você deseja enviar um artigo para publicação, entre em contato conosco e envie seu texto, para análise e decisão sobre a publicação. Artigos recebidos não serão necessariamente publicados.

Pesquisar este blog

03 maio 2012

Será que é Verdade? Será?

Jesus diante de Pilatos 1     Durante o julgamento de Jesus, segundo o Evangelho de João, Pilatos faz a pergunta chave: "Então, você é rei?", Jesus respondeu: "Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”. “Que é a verdade?”, perguntou Pilatos. (João 18.37-38).
Verdade tem vários significados: desde o cerne do caso, estar de acordo com os fatos ou a realidade, até ser fiel às origens ou a um padrão. Uso mais antigo abarcava o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter . Assim, a verdade pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores vigentes. Estas qualificações da verdade implicam o imaginário, a realidade e a ficção, das culturas. Questões centrais em matéria de antropologia cultural, arte,  filosofia e até ser atribuída à própria razão.

Mas que verdade Jesus esta falando? esta ou outra verdade?. Na Verdade, a verdade da qual Jesus quer dar testemunho é que somente Deus é Senhor da História. Através das suas ações que promovem o bem, a justiça e a alteridade, Jesus dá um testemunho claro, diante do poder que destrói, corrompe e fere. Diante dos poderosos, que dizem ter a verdade do seu tempo, Jesus enfrenta com coragem e determinação esta realidade, subvertendo-a, e dando diante deles o testemunho da sua verdade, sem violência e destruição, mas com exemplos e testemunhos do que fez e faz, amando o excluído, valorizando o pobre e pregando o bem; afirmando que o Senhor da História é mais poderoso que o poder vigente que oprime, corrompe, expropria, aliena e mata. Através de seu testemunho/ação de sofrer e morrer e depois ressuscitar. Ele afirma o Poder do Deus que ele anuncia, o Deus Aba (O Paizinho), que é muito maior que os poderes vigentes, mais poderoso que morte.
Assim ele subverte o sentido da verdade vigente e renova em si mesmo todas as coisas, sendo assim Ele mesmo o testemunho que o Senhor da História está presente, querendo fazer parte da minha, da sua, da nossa história. Isso é Páscoa!
A palavra “testemunho” na Bíblia é tradução da palavra grega “martyria” (μαρτυρία), de onde vem a palavra “mártir”, aquele que promove a ação de não negar. Nós somos convidados a sermos mártires (testemunhas) deste evento de Deus, fazendo história.
Assim o ciclo litúrgico/testemunhal se completa. Veja, enxergue a vinda de Cristo: o Advento é parte integral da Páscoa. Veja e enxergue Cristo saindo do útero da mãe Maria: o Natal é parte integral da Páscoa. Veja e enxergue o Cristo saindo da Tumba, ressurgindo: a Páscoa deixa de ser apenas uma festa de libertação (judeus), mas a Festa de Renascimento, testemunho da ação de Deus subvertendo a História e a verdade vigente.
Nós somos convidados a testemunhar todas estas coisas, sermos verdadeiros mártires, com disposição para construir uma Nova História, gerando vida e verdade!
Rev. Daniel Rangel Cabral Junior, ost
===/===




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário.
Seja breve e objetivo.