Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?" Eles pararam, com os rostos entristecidos. Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?" "Que coisas?", perguntou ele. "O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram". Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?" E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. Mas eles insistiram muito com ele: "Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando". Então, ele entrou para ficar com eles. Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. Perguntaram-se um ao outro: "Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?" Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jerusalém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, que diziam: "É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!" Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão.
(Lucas 24:13-35; Nova Versão Internacional)
(Lucas 24:13-35; Nova Versão Internacional)
Muita gente parece São Tomé: precisa ver para crer. Na verdade, precisam ver para acreditar, que é diferente de crer! Crer é mais que acreditar! Eu acredito em alguma coisa que alguém me conta, a partir do momento que aquilo que me contam tem uma certa lógica de veracidade. Acreditar é um ato da racionalidade. Crer também é uma ação da racionalidade, porém marcada por uma experiência direta e muitas vezes subjetiva, baseada em “evidências”, sinais… Crer sempre pressupõe um mistério.
O Universo está cheio de mistérios. Os cientistas se esmeram por revelá-los, mas muitas vezes conseguem descobrí-los apenas por evidências: a alteração no comportamento de uma estrela sugere a existência de um planeta em órbita. Assim, temos descobertos centenas de planetas fora do sistema solar, mas não os vimos: as evidências e os cálculos informam sobre o planeta, suas características, massa e até mesmo a dimensão de sua órbita. Mas o planeta não foi visto. Cremos que ele está lá pelas evidências indiscutíveis. É um mistério revelado!
Em Emaús, o gesto de acolhida ao peregrino, a disposição em hospedar, a partilha do alimento, resultaram na percepção da Presença do Ressuscitado! A partilha do pão revelou o Ressuscitado! E uma vez revelado, o mistério desaparece, fica a certeza daquilo que foi revelado!
O Encontro com o Ressuscitado é sempre algo na esfera do Mistério. O Senhor se manifesta em nossas vidas quando O buscamos. É uma experiência pessoal e muitas vezes única! Uma vez experimentada, não se esquece mais! Deus mesmo Se revela a nós quando O buscamos, quando em nosso coração manifestamos o desejo de conhece-Lo. É o Espírito Santo que revela o Mistério de Deus, é uma Graça concedida às pessoas que buscam a Deus com sinceridade no coração e disposição de acolhê-Lo em suas vidas.
Examine sua vida, sua história, e você verá evidências da ação de Deus, evidências da Presença do Ressuscitado ao teu lado. Acolha as evidências e peça a Deus para iluminar tua mente e percebê-Lo concretamente. Com certeza você verá o Cristo Vivo!
Luiz Caetano,ost+
===/===
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário.
Seja breve e objetivo.