Os artigos deste blogue expressam o pensamento de seus autores, e não refletem necessariamente o pensamento unânime absoluto da comunidade paroquial. Tal unanimidade seria resultado de um dogmatismo restrito e isso contraria o ethos episcopal anglicano. O objetivo deste blogue é fornecer subsídios para a reflexão e não doutrinação. Se você deseja enviar um artigo para publicação, entre em contato conosco e envie seu texto, para análise e decisão sobre a publicação. Artigos recebidos não serão necessariamente publicados.

Pesquisar este blog

06 janeiro 2011

Caminhar Juntos: Ênfases da Ação Pastoral

Ao assumir a Paróquia no dia 19 de dezembro passado – quarto domingo do Advento – o Rev. Luiz Caetano apresentou as bases da ação pastoral que será desenvolvida nos próximos anos.
O Programa de Ação Pastoral apresenta três eixos de movimento (ênfases), que são os seguintes:

Acolhida e Consolação: movimento para dentro
O espaço sagrado como serviço para todas as pessoas; o respeito, o diálogo e a cooperação com os diferentes; a acolhida em espírito de misericórdia e fraternidade; a permanente construção da vida em comunidade.
Sacramentalidade e Vida Interior: movimento interno
Formação e amadurecimento na Fé e no compromisso do Discipulado; grupos de adoração, oração e intercessão; avivamento litúrgico compreendendo a herança recebida e a nossa identidade; equipe de liturgia e música; retiro e direção espiritual; a vivência do Evangelho no cotidiano.
Serviço e Solidariedade: movimento para fora
A solidariedade como expressão do amor divino; diaconia e serviço social; ética e cidadania; cultura de paz e não-violência; meio ambiente e defesa da vida.


Um plano semelhante será seguido também pela Paróquia São Lucas, em Botafogo, sob a liderança pastoral do Rev. Eduardo Coelho Grillo. Os dois párocos pretendem criar momentos de maior integração entre as duas comunidades, através de encontros de estudo, oração e convívio fraterno que serão realizados ora em uma ora em outra paróquia. A idéia é reforçar os laços internos na Diocese, que – na concepção episcopal-anglicana – é a Igreja Local. Espera-se que aos poucos as demais paróquias diocesanas comecem a atuar de maneira planificada e em conjunto. Não somos congregações isoladas!

O modelo congregacional (de inspiração calvinista) é uma das formas de identidade e ação das diversas denominações protestantes e evangélicas; tem seu valor e sua riqueza.
Mas nossa Igreja é episcopal, e por isso temos um conceito diferente de congregação: “uma comunidade interligada às outras em uma única Igreja (a Diocese)”.
===/===

2 comentários:

Sóror Joan Claire disse...

Muito bom o fundamento da Ação Pastoral. A Pastoral Urbana é um desafio permanente, especialmente quando a tradição da vida paroquial é toda baseada no mundo rural...
Parabéns à Equipe Pastoral da Paróquia.

Herman Gustavo disse...

Como Luterano acho admirável esse conceito de "comunidade de comunidades" que caracteriza as dioceses anglicanas. No contexto luterano, temos algo parecido nas igrejas da Escandinávia...
Parabéns pela proposta de Ação Pastoral! Como idéia, muito lúcida. Mas quais são as formas de tornar isso executável? quero acompanhar as iniciativas que tornarão esse plano uma práxis.
Abrs

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário.
Seja breve e objetivo.