Os artigos deste blogue expressam o pensamento de seus autores, e não refletem necessariamente o pensamento unânime absoluto da comunidade paroquial. Tal unanimidade seria resultado de um dogmatismo restrito e isso contraria o ethos episcopal anglicano. O objetivo deste blogue é fornecer subsídios para a reflexão e não doutrinação. Se você deseja enviar um artigo para publicação, entre em contato conosco e envie seu texto, para análise e decisão sobre a publicação. Artigos recebidos não serão necessariamente publicados.

Pesquisar este blog

16 janeiro 2011

O Espaço Sagrado: nosso templo.

O templo cristão, e em especial em nossa tradição, costuma ser dividido em três espaços: a Nave, o Presbitério e o Santuário.

A Nave é o maior espaço do templo, nela estão os bancos da congregação, onde nos reunimos como comunidade para os ofícios e onde cada pessoa pode estar a qualquer momento em oração ou devoção pessoal.
O Presbitério é o espaço do clero, dos ministros e dos oficiantes, está à frente da Nave e ali estão as estalas (assentos dos ministros). Também no Presbitério ficam o Púlpito e o Atril (ou estante bíblica). Este espaço deve ser respeitado e evite-se transitar por ele, mesmo quando não estejam acontecendo ofícios.
O Santuário é o espaço mais importante do templo. Ali está o Altar Principal, também chamado Altar-Mor, que representa o Trono de Deus e para onde todos os olhares se voltam quando se entra no templo. Em nosso Altar-Mor está o Sacramento Reservado, por isso há uma vela votiva permanentemente acesa.

Esta é uma descrição básica da maioria dos templos da tradição episcopal-anglicana. Nos templos mais modernos, o Presbitério e o Santuário estão unidos em um único espaço.

Alguns templos, como o nosso, têm capelas laterais ao Presbitério, e em grandes templos há capelas laterais à Nave, espaços reservados para devoções particulares. Em nosso templo, de um lado do Presbitério está a Capela da Música e do outro lado teremos em breve a Capela dos Companheiros do Apóstolo São Paulo (São Lucas Evangelista, São Timóteo e São Tito, e Santa Tecla)
À esquerda da entrada do nosso Templo há a Capela do Batistério, dedicada à Santa Maria, Teotókos (Mãe de Deus); sobre a Pia Batismal, o ícone da SS. Trindade, em nome de quem batizamos. À direita teremos em breve o Espaço da Diversidade Humana, dedicado à Paz e à Cooperação entre as diferentes tradições e costumes da humanidade.

Na divisa entre a Nave e o Presbitério, em nosso templo, estão às bandeiras do Brasil e da Igreja Episcopal Anglicana. Atrás do Púlpito, o brasão heráldico da nossa Paróquia.

Velas acesas, culto iniciado!
clip_image002Na Tradição herdada por nossa Igreja os ofícios litúrgicos, sejam quais forem, começam quando as velas do Altar são acesas, mesmo que os ministros oficiantes ainda não estejam no presbitério ou no santuário. Ao acenderem-se as velas do Altar Principal (e da Mesa da Comunhão nas celebrações eucarísticas), inicia-se o culto da Comunidade.

O intervalo de tempo entre o acender das velas e a entrada dos ministros oficiantes serve para cada pessoa silenciar seu coração e sua mente, preparando-se para o louvor e a oração. Momento de devoção pessoal e íntimo, de colocar-se diante do Senhor, como parte da Igreja que se reúne em oração para ser nutrida pela Palavra de Deus e pelos Sacramentos.

O Templo fica em silêncio, algumas vezes ouve-se uma música que chamamos de Prelúdio. Quando os Oficiantes entram no Templo, a congregação se coloca em pé para recebê-los; quando anunciado o primeiro Hino, a congregação louva o Senhor!

Da mesma forma, o culto só termina quando as velas são apagadas. Aproveite esses minutos finais, antes de apagarem-se as velas, para sua oração pessoal de gratidão. Não tenha pressa em sair do templo! Aproveite mais um pouco da quietude e da música antes de retornar ao cotidiano.

===/===

2 comentários:

O Homem do Fogo disse...

Recorda-me as boas aulas de Liturgia na Rinchoa!

Herman Gustavo disse...

Mano, adorei isso! Quando for ao Brasil quero conhecer a Igreja São Paulo Apóstolo! Abrs

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário.
Seja breve e objetivo.