Os artigos deste blogue expressam o pensamento de seus autores, e não refletem necessariamente o pensamento unânime absoluto da comunidade paroquial. Tal unanimidade seria resultado de um dogmatismo restrito e isso contraria o ethos episcopal anglicano. O objetivo deste blogue é fornecer subsídios para a reflexão e não doutrinação. Se você deseja enviar um artigo para publicação, entre em contato conosco e envie seu texto, para análise e decisão sobre a publicação. Artigos recebidos não serão necessariamente publicados.

Pesquisar este blog

22 novembro 2015

Milagres Acontecem?!

Viuva de Naim 2
Várias vezes acontece de pessoas me pararem na rua e perguntarem: “Padre, sua Igreja faz milagre?”  ou então: “Estou interessado na sua Igreja; o que ela tem para oferecer?”
É muito complicado dar uma resposta a perguntas desse tipo. Obviamente,  militantes imprudentes do proselitismo dirão que a resposta é simples: responder “Sim” à primeira questão e responder mostrando as atividades da igreja no caso da segunda, e, óbvio, convidar para que venha conhecer a igreja, que será bem recebido, que Jesus tem um presente para a pessoa, etc.
Mas não é tão simples, porque, por trás dessas perguntas estão alguns equívocos, e até mesmo uma disfarçada idolatria consumista, além de, muitas vezes , uma mente desesperada, uma alma aflita.
Eu costumo manter o diálogo assim:
“Padre, sua Igreja faz milagre?”  Respondo: “Olhe, a Igreja não é minha, mas é de Cristo; e ela não faz milagre, Deus é quem faz, em qualquer lugar e até lá… mas nós não fazemos disso uma propaganda para atrair pessoas, porque o milagre não é um mérito da Igreja, mas uma graça que Deus concede às pessoas que têm fé. Quando isso acontece, nós louvamos a Deus, mas não ficamos divulgando por ai, porque Deus não precisa de publicidade, nem milagres são possíveis de serem comprados. Você quer que eu ore com você?”
“O que a sua Igreja tem para oferecer?”  Respondo: “Olhe, a Igreja não é minha, mas é de Cristo. Ela tem para oferecer algo muito pequeno, nada de espetacular que esteja disponível em um Shopping. O que ela oferece cabe na palma da mão, Jesus disse que é do tamanho de uma sementinha… mas não se compra isso, nem se ganha com dinheiro, bajulação e arrogância; é de graça, mas requer muita humildade. E tem uma coisa importante que você precisa saber: exige compromisso e comprometimento. Você está mesmo interessado? Se estiver, será bem vindo!”
Participar de uma comunidade de fé por causa da qualidade do pastor, por causa da beleza do templo, por causa da programação que tem até teatrinho para as crianças, por causa da banda mirabolante que faz show “animando” o culto, e até mesmo para dar uma bajulada em Deus com uma oraçãozinha e uma oferta em dinheiro e assim tentar “ganhar” aquele carrão zero quilômetro, tudo isso e assemelhados, é viver o simulacro da Fé, é pecado de idolatria (idolatria do pastor, do templo, da programação, da banda, do dinheiro).  Jesus deu um tremendo esculacho nas pessoas que o seguiam dessa forma! Veja o que diz o Evangelho de João: 
Quando a multidão percebeu que nem Jesus nem os discípulos estavam ali, entrou nos barcos e foi para Cafarnaum em busca de Jesus. Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: "Mestre, quando chegaste aqui?“  Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais […], mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação".  (João 6:24-27 – N.V.I.)
Negociar o carro novo, ou seja lá que situação de prosperidade se deseja, com Deus é arrogância e reduz Deus a uma maquininha que funciona à base de moedas; é simulacro da Fé, é magia. Veja, por exemplo, no Livro de Atos dos Apóstolos, o diálogo de São Pedro com um mago chamado Simão:
Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos,ofereceu-lhes dinheiro e disse: "Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo". Pedro respondeu: "Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus. Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração, pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado".  (Atos 8:18-23 – N.V.I)
Mas então, esse pessoal que compra tempo e espaço na mídia para anunciar “as maravilhas de Deus”, prometendo mundos e fundos para quem contribuir, está errado? Lamento dizer que a maioria está! Porque promovem a si mesmos, criam simulacros da realidade para enaltecerem a si mesmos, exploram a boa fé das pessoas simples… incentivam a idolatria do dinheiro e do consumo; exercem o sacerdócio de Mamona e não de Cristo. Não oferecem a Graça mas fazem da bênção uma mercadoria. Não promovem o seguimento à Cristo, mas o consumo instantâneo da “bênção”, que se torna ópio alienante provocando dependência daquele grupo, daquele líder, daquele “homem de deus”!
E os “milagres” que fazem?  Jesus alertou seus discípulos contra gente assim:
Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo!’ ou: ‘Vejam, ali está ele!’, não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamente.  (Marcos 13:21-23 – N.V.I.)
Milagres acontecem! e todos os dias! As verdadeiras maravilhas de Deus não precisam de mídia, Deus não vende nada! Os santos e santas de Deus estão em todos os lugares, não fazem milagres, mas intercedem e proclamam a glória do Senhor.
Participa-se da Igreja como resposta ao amor de Deus. Não falo da “Igreja Instituição”, porque a Igreja de Cristo está além da Instituição, a qual é necessária para que as pessoas possam cooperar umas com as outras e organizar sua vivência da fé em comunidade, mas que não é um fim em si mesma (se for, é idólatra!).
Cristãos verdadeiros não perguntam o que a Igreja oferece, mas oferecem seus dons à Igreja-Comunidade (no ensino, na liturgia, na música, etc.), e ao mundo (na ação diaconal, na denúncia do mal, no anúncio da Boa Nova e no Testemunho da Salvação – não do milagre), como ação de graças pela Graça recebida, a Graça da Salvação em Cristo.
Salvação de quê?  salvação de uma vida sem sentido, mergulhada na falta de identidade, na falta de horizonte, na incerteza do amanhã, e no consumo maximizado movido pela mídia tecnológica que transforma tudo em mercadoria criando a ilusão de liberdade em mentes entorpecidas pelo ópio da informação sem conteúdo, ilusória e simuladora da realidade. Salvação da angústia do que fazer em seguida para dar sentido à vida, para justificar um novo self na rede social…
Cristãos verdadeiros vivem em permanente gratidão pelos milagres que Deus realiza em suas vidas, que não se reduzem a posses, saúde, poder, mas em paz interior, felicidade e espírito de gratuidade e partilha. Cristão verdadeiros tomam suas cruzes e seguem Jesus na direção do Calvário e do Túmulo Vazio.
Com certeza muitas pessoas chegam à igreja em busca de solução de problemas, saúde, um bem material necessário…  Cabe à comunidade de fé acolhe-las, ajudá-las em um primeiro momento, mostrar misericórdia e compaixão e, aos poucos, através da solidariedade e do amor, revelar como Deus age, como Deus pode mudar a vida da pessoa, e como ela pode se tornar uma seguidora de Cristo, descobrindo sua vocação (chamado/dom) e servindo com Ele na comunidade e no mundo. Jesus diz:
            “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei. Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”.  (João 14:12-15 – N.V.I.)
E disse mais:
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16:33 – N.V.I.)
Você tem interesse nisso? dessa resposta depende o rumo da sua vida!

Rev. Luiz Caetano, ost+
---/---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário.
Seja breve e objetivo.