Os artigos deste blogue expressam o pensamento de seus autores, e não refletem necessariamente o pensamento unânime absoluto da comunidade paroquial. Tal unanimidade seria resultado de um dogmatismo restrito e isso contraria o ethos episcopal anglicano. O objetivo deste blogue é fornecer subsídios para a reflexão e não doutrinação. Se você deseja enviar um artigo para publicação, entre em contato conosco e envie seu texto, para análise e decisão sobre a publicação. Artigos recebidos não serão necessariamente publicados.

Pesquisar este blog

12 novembro 2013

Seguir a Cristo hoje!

Jesus com discípulos 3Lemos na 2ª Carta de Paulo a Timóteo:

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. […] São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles. Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, — que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor. Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (II Timóteo 3.1-17 – Almeida, R.A.)

No tempo de Timóteo, como no nosso tempo, seguir Jesus Cristo traz problemas: o autor da epístola diz claramente: Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. Complicado isso, não é? Afinal, religião devia trazer paz e bem estar pra gente! A gente vai à Igreja em busca disso, não é?

De fato, quem pretende consumir religião, pensa assim mesmo! Quer viver em paz, ter certeza de que Deus o abençoa, resolver sua vida, enfim, se dar bem!

Porém, o real seguimento a Jesus Cristo implica, muitas vezes em estar na contramão, em seguir caminhando com Fé, geradora da Esperança!

Não se trata de eliminar o prazer, a alegria, o bem viver… mas de tomar atitudes que contrariam a lógica do consumismo, do egocentrismo e da satisfação momentânea de todos os desejos. Significa sair da mediocridade imediatista, da superficialidade do moralismo, da vazia auto-satisfação que gera cada vez mais a necessidade de autoestima, numa busca sem fim do sentido da vida!

O texto acima de II Timóteo parece ter sido escrito para uma pessoa cristã de nosso tempo, não do primeiro século cristão!

De fato, seguir a Jesus Cristo é um caminho estreito e, muitas vezes, complicado, porque  nos faz parecer estranhos para os outros, e pode trazer perseguição – há muitas formas de perseguição hoje em dia… Afinal, uma pessoa cristã, que busca seguir Jesus Cristo, norteia sua vida e suas atitudes por outros valores! Olha o mundo de forma crítica e busca criar relações de solidariedade e comunhão…

Leia novamente o texto acima de II Timóteo. E reflita sobre sua vida e sobre os caminhos que você vem seguindo…

E decida: queres ouvir a Jesus Cristo e seguir com Ele? ou prefere a mesmice do cotidiano ansioso em busca de um sentido concreto para a sua vida?

Rev. Luiz Caetano, ost+

===/===

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário.
Seja breve e objetivo.